Iluminismo

A dúvida brota como dúvida teórica, isto é, em uma linha puramente intelectual?


Sim, a dúvida brota daquela imensa floração de clubes, salões e iniciativas que deram vida ao Iluminismo. Nasce daquela mistura de cientificismo, racionalismo, ironia e auto-ironia que fez do século XVIII o "século das luzes". 
Examinemos esse século, por um instante, através do advento da Encyclopédie: um grupo de  pessoas cultíssimas que decidem transmitir o saber que possuem para aqueles que não sabem. Decidem coletar o saber num corpus de livros, não para que seja contemplado ou mesmo utilizado em um sentido apenas intelectual, mas para que seja usado como fonte de saber técnico. A Encyclopédie oferece uma série de planchettes de tábuas ilustrativas com desenhos detalhados e medidas exatas de maquinarias diversas. Portanto, o que os inspira é a vontade de permitir, a quem que: que possua tais livros, reproduzir um universo tecnológico que até então era um patrimônio restrito aos iluminados. Os iluminados, enfim, iluminam, tornam-se lumi.
Porém a Encyclopédie é um evento interessante também por outros motivos, Além da intenção de divulgar o saber técnico e científico contra o saber irracional, seu interesse deve-se também ao fato de ter criado uma máquina organizacional capaz de produzir ciência com um método original de trabalho coletivo.
Vale a pena estudar o método com o qual trabalham os enciclopedistas - Diderot, Rousseau, D'Alembert e outros - que se reuniam na casa de campo de d'Holbach. De manhã, cada um permanecia no próprio quarto, estudando. Durante a tarde se encontravam, cada um lia para os outros aquilo que tinha pensado e, à noite, dedicavam-se à música e ao entretenimento. Desse modo, junto com um sistema de difusão do saber, aperfeiçoaram também um método para incrementar a criatividade cientifica. Um método possível graças ao fato
de que esses lumi não tinham qualquer preocupação de ordem econômica ou prática. Depois dos gregos, os iluministas são os maiores cultores do "ócio criativo''.

  1. nascimento da sociedade industrial
  2.  Iluminismo
  3. um século de descobertas
  4. burguesia
  5. produzir
  6. a sociedade mudou
  7. Engenheiros
  8. teorias sociais
  9. Rerum Novarum
  10. Ensinamento da encíclica

Nenhum comentário:

Postar um comentário