Sobre o Contexto Histórico

armoiries.second.empire
Brasão do Segundo Império
Cristian Macedo                                                                                                                                 historiador
O Espiritismo e os fenômenos que o antecederam, chamados de “mesas girantes”  (tables tournantes), ocorreram no período histórico francês conhecido como Segundo Império (1852-1870), sob Napoleão III.
Esta coluna que manterei trará informações históricas relativas a este período. Serão fatos, curiosidades, costumes, personalidades, etc.
Mesmo trazendo informações que digam respeito aos Estados Unidos (onde nasceu o fenômeno das mesas girantes), à Inglaterra (uma das nações européias que mais abraçou o moderno espiritualismo) e a Alemanha (onde as mesas também tiveram sucesso), centraremos nossas notícias e análises no espaço francês. E, apesar do Magnetismo, “ciência irmã” do Espiritismo, ter surgido no Antigo Regime e ter percorrido o período da Revolução, Napoleônico, da Restauração  e da curta Segunda República, o período que focarei será o do Segundo Império. Apenas tratarei dos períodos anteriores, ou posteriores, quando forem imprescindíveis para o entendimento do processo Espírita decorrido sob a França de Napoleão III.
Continuarei tocando (ultimamente de forma lenta) meu blog e também publicando meus artigos na Revista.
Usem o espaço para tecer comentários e para enviar informações que julguem interessantes para outros curiosos sobre o Espiritismo e sobre o Segundo Império Francês.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário